quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Casa do Povo com critérios estranhos

A freguesia da Fajã da Ovelha sempre foi conhecida no passado pela produção de produtos agrícolas de elevada qualidade. Durante todo esse tempo não existiam festas dedicadas à produção deste ou daquele produto agrícola na localidade. Actualmente a Casa do Povo local - e bem, decidiu criar uma "festa do trigo" homenageando assim um conjunto de agricultores locais que ainda cultivam o cereal. Em todo o caso, estes agricultores continuam a semear trigo não só pelo rendimento (que é pouco) mas pela importância que tem na alternância de culturas que é importante para a terra ter boas produções agrícolas.


É lamentável, o que o presidente da Casa do Povo local, entidade publica declarou à radio Calheta, e do projecto que quer impor aos agricultores. A Casa do Povo entidade que devia promover a cultura local está sim a contribuir para o seu desaparecimento, pois ao adquirir uma debulhadora de moldes industriais está a contribuir para o desaparecimento das quase centenárias que existem na freguesia e que ainda continuam a trabalhar. É verdade que a nova debulhadora torna o trabalho menos penoso!

O que o CDS defende é que estas instituições ajudem os proprietários na recuperação e manutenção destas maquinas que são relíquias que importa preservar.


Também não compreendemos como é que esta instituição e parceiros do projecto vão adquirir o trigo a valores superiores aos de mercado apenas aos agricultores que façam a dedulha na sua maquina deixando os outros de parte.

Sem comentários: