quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Há coisas que já não me surpreendem!

Já lá vão alguns anos de vida partidária e também, de vida autárquica. O tempo ensinou e reservou-me muita coisa e muitas experiências as quais, muitas partilhei e muitas que vou guardar. No próximo Domingo vamos ter eleições presidências e o CDS, que não apresenta candidato apoia a candidatura do prof. Cavaco Silva (e todos sabemos que todos os militantes não vão votar Cavaco como é óbvio).

Este "post" vem a propósito da constituição das mesas de voto para o próximo domingo. As eleições Presidenciais têm algumas particularidades e uma deles prende-se com a "Designação dos membros da mesa" que tem esta disposição:
"1. Até ao 15.º dia anterior ao dia da eleição, o presidente da câmara municipal designará de entre os cidadãos eleitores inscritos em cada assembleia ou secção de voto os que deverão fazer parte das mesas das assembleias ou secções de voto."

Durante anos o CDS lutou e conseguiu para que houvesse renovação nas mesas de voto, para que não fossem sempre as mesmas pessoas e se possível ter gente nova. Sempre que participei como Delegado na escolha dos membros das duas mesas de voto da Fajã da Ovelha, tive o cuidado de indicar pessoas que, com ou sem simpatia pelo CDS desempenhassem o seu papel de forma honesta pois procurei sempre levar jovens e pessoas novas a cada acto eleitoral.
No entanto, também tive presente duas vezes na mesa uma delas nas ultimas eleições autárquicas.
E tudo isto porquê? Para as eleições presidências, era normal o Presidente da Câmara constituir a mesa com os elementos que faziam parte do ato eleitoral anterior. Mas, o que era normal deixou de o ser, pois o Presidente da Câmara teve o cuidado de eliminar um elemento em cinco, neste caso a minha pessoa na Assembleia de voto da Raposeira e uma na Assembleia de voto da Fajã da Ovelha - o José Abreu.
Porém, isto não me surpreende, pois são atos comuns num regime como aquele que se vive na Madeira. Ao menos, fomos substituídos por duas pessoas jovens com capacidades para desempenhar a função para a qual foram designados.

Sem comentários: